quarta-feira, 20 de maio de 2015

Lyanna's Farewell



A sensação que estou vivendo no momento é das mais estranhas que já senti. É dessas que a gente acha que nunca vai vivenciar...

É que as coisas vem e vão, né. Tudo em sua hora. E o tempo passa, e a gente nunca vê e nunca se dá conta até aquele momento de olhar pra trás e ficar embasbacado. Bom, falando em tempo e em hora, é chegado o momento de você, meu xodó - e companheira da maior aventura que já vivi - finalmente seguir em frente. Isso mesmo, com outra pessoa. Nunca pensei. Você mais uma vez me surpreendeu e se mostrou com vida própria. E as pessoas acham que você tem um rosto humano esculpido por nenhuma razão aparente...

Escrever isso aqui ainda é inacreditável, parece que vou acordar a qualquer momento de um sonho estranho. E eu digo isso por tudo aquilo que só a gente sabe. Você me acompanhou em coisas inconcebíveis. São muitas memórias. Uma vida inteira vivida em três anos e meio. Diversos vôos e trens, diferentes países e cidades. Caminhadas, histórias... Da Lapa carioca aos muros medievais de Carcassonne, passando pela floresta negra, na Alemanha, e Galway e Gales, com seus dragões e aviões de papelão... São memórias eternas, desde a primeira semana, quando você dormia na mesma cama que eu, lá na Irlanda... Passando pela primeira vez num palco com ao seu lado, caindo de amores pelo encanto nos olhos das pessoas nos vendo pela primeira vez aqui no Brasil, depois de dois anos de trabalho e perrengue para te trazer aqui. Incontáveis estratégias para escaparmos das tripulações aéreas. Muita tensão, mas uma tensão recheada de uma ansiedade gostosa. Fazer música com você para mim é sinônimo de viajar. Com você ganhei meu primeiro dinheirinho tocando na rua. Com você me descobri.

Escrever isso aqui é me despedir de uma irmã e uma melhor amiga. Mas eu prefiro pensar que estaria levando você a um altar, dando o adeus simbólico de um momento que a gente sempre sabe que vai chegar mas se faz de desentendido. A gente faz o que deve - eu tento - e eu acho que isso é o que eu devo fazer agora, por uma série de razões.

Primeira gig.
Eu só sei que no fim do dia seria injusto - um verdadeiro sacrilégio - manter você aqui quando há tanta gente querendo trilhar esse caminho também.Você merece isso, merece ser tocada constantemente, mantendo sua tradição viva por mais centenas de anos, levando suas cordas a estilos cada vez mais inesperados, e fazendo bonito. 

Foi desabafando com alguém que respeito e admiro muito que seu destino ficou claro. Era tão óbvio, né. Parece que eu fui o último a saber. E por isso tudo hoje foi difícil te deixar lá, viu. Mas é isso aí. Vida nova pra gente. Nem você sabe o que te espera à frente, mas sabemos que vai ser mágico.

Eu te busquei em Gales em 2011, pessoalmente; extasiado com a beleza de um instrumento de que já possuía tanta história para contar. Entre esse ano e o ano de 2014, seu reparo nunca havia me impedido de absolutamente nada. Ano passado você chegou a fazer birra por conta da temperatura, e ao reagir à mudança entre o Brasil e a Europa, sua rachadura cedeu. Foi assim que você me levou lá no Sebastian Hilsmann em Kirchzarten. O resultado foi maravilhoso, e o reparo foi permanente. Nossa separação foi decidida ali, também, quando pude encomendar uma nova viela. Hoje o ciclo se completa. Parabéns a nós dois. 

Por você passaram Chris Allen e Sebastian Hilsmann. Juntos também contamos com a ajuda de Laurent Bitaud, em Bourges, na França, e da fera Tobie Miller, na Suíça. Todos eles nos ajudaram e por conta deles hoje a sua história é também uma pequena parte dessas pessoas muito especiais. E mais importante ainda, parte fundamental da minha história.

É uma honra vê-la seguir esse caminho. E apesar do aperto no coração, a felicidade e a certeza de que o certo foi feito prevalecem.

Obrigado pelas viagens.
Obrigado pelas lições inesquecíveis.
Obrigado pela música.

E obrigado pela jornada que apenas começou.
Foi uma honra.


Vielisticamente,





_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________