domingo, 22 de julho de 2012

No Brasil, diretamente da Galicia do verde chan: Ariel Ninas


Voltei!
(Sim, porque todos os meus 11 leitores estavam morrendo de saudade, loucos para ler sobre vielas. Uhum.)

O sumiço se deu aos preparativos de uma linda cerimônia de casamento da qual o Café Irlanda fez parte. É sempre um big deal para mim tocar num casamento. Ser parte de um dos dias mais cruciais da vida de duas pessoas que se unem é uma responsabilidade (ainda mais sendo músico e sempre vivendo na paranoia de escutar as músicas perfeitas em momentos perfeitos e inesquecíveis). Enfim, estou de volta e hoje quero dedicar este post a um sanfoneiro (sanfona ou zanfona, para quem não sabe, é o termo galego para a viela) que esteve recentemente em nossas terras.

Ariel Ninas veio brevemente ao Brasil e divulgou seu instrumento - mesmo que de leve - através de uma iniciativa muito legal envolvendo a aCentral Folque e a Ong Contato, de Belo Horizonte. Participando do Residências Criativas, um programa musical de três semanas, Ariel compôs e gravou "Horizontão", música dedicada à cidade que o recebeu. O resultado é fascinante.

Neste link vocês conferem esta maravilhosa peça que o Ariel dedica ao nosso país. E reparem que ele gentilmente se dirige ao seu instrumento como "rabeca de roda" nos créditos. Lindo.

E aí, o que vocês acham? Viela ou rabeca de roda? Acho que prefiro o segundo termo, hein... Pablo Lerner que o diga! ;-)







[ Fotos do Residências tiradas diretamente da página da Ong Contato no Facebook. ]

2 comentários:

  1. oi Rique,

    obrigado pelo post!!!!

    uma curiosidade ao redor do tema "Horizontão" e a sua origem que pouca gente sabe.
    Esta é muinheira (6/8) que eu acabei de escrever em Belo Horizonte na minha estadia nas Residencias Criativas e o título está inspirado obviamente em BH mas direitamente doutro tema de Paula James (de Blowzabella) titulado "Horizonto", uma jig tocada pelo Nigel Eaton muito energética e que o Paul ouviu na súa cabeça um dia de passeio pelas rúas da cidade.

    Espero voltar ao Brasil para rolar a minha rabeca de roda junto com vocé....

    saúde desde a Galiza!

    Ariel Ninas

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Adorei teu blog!!!!

    Tenho uma pertunga... estou a procura de um Hurdy Gurdy, tem algum lugar para me indicar onde é seguro encomendar? Ou aqui no Brasil existe algum luthier que faça?

    Pode me responder pelo meu e-mail se quizer nayane.alternativa@gmail.com


    Muito muito obrigada desde já!

    é um grande sonho meu conseguir um, espero que poça me ajudar

    Beijosss!!

    ResponderExcluir