quinta-feira, 5 de julho de 2012

No Brasil - Folk Heart


Agora vejam como as coisas são: um belo dia estava eu pelas minhas andanças virtuais pelo mundo folk quando vi, por acidente, a página da Folk Heart, criada há pouquíssimo tempo. De cara achei interessante. A banda está nascendo, praticamente, e está preparando um CD para chegar junto com ela. Mistério.

A "cena folk" brasileira ainda é, de fato, bem tímida. Ainda assim, as poucas bandas que existem no momento já mostram a nossa riqueza em termos de criatividade dentro da vasta-pequena-palavra folk, trabalhando com músicos das mais variadas vertentes, com diversas formações e backgrounds. Por conta disso, sempre que vejo uma nova banda surgindo nesse meio, eu fico absolutamente curioso. Qual será a formação, que instrumentos usarão? Qual é repertório e qual é sua proposta? Sempre há espaço para algo novo porque aqui no Brasil (um pouco mais que no resto do mundo) esse terreno é bem fértil. Em outras palavras, taquei um belo de um curti na página deles e segui minha vida. Queria muito ver o que sairia dali. E logo descobriria.

Nem duas semanas se passaram e um de seus integrantes, Luís Biavati, entrou em contato comigo e gentilmente me convidou a participar do CD deles - em fase final de produção - tocando a viela na faixa que abre o disco. Não preciso dizer a resposta, certo? ;-)

Fiquei absurdamente feliz com o convite, e tratei de ensaiar. Não vou entregar aqui assim, de bandeja, qual é a música, então vou me limitar a dizer que já estava bem familiarizado com ela (no violino, é claro) por conta do Café Irlanda, que nunca a deixa de fora de seus shows.


Depois de ensaiar quando e como eu pude, gravei hoje, finalmente, minha parte. Que experiência bizarra estar num estúdio sem ninguém das minhas bandas estar presente para me dar uma força (geralmente o Dé [André Sigaud] está sempre do outro lado do vidro me encorajando rs). Foi uma responsabilidade muito grande gravar, ouvir e lidar com o que eu julgo ser o melhor som para uma gravação - ainda mais para uma banda que não é a minha banda - mas, aparentemente, tudo correu bem e está feito. Esperemos o resultado.

Quero deixar aqui, junto com um forte abraço, meus sinceros e felizes agradecimentos ao Sidney Sohn, sempre um profissional maravilhoso, atencioso e cuidadoso, mesmo diante de coisas chatas de gravar feito o inferno inusitadas =). E claro, ao Luís e ao Saulo, da Folk Heart, com quem também tive oportunidade de falar.

É muito importante para mim poder participar, direta ou indiretamente, de um projeto desses, que já é mais que bem-vindo! Desejo ao grupo muito trabalho, sucesso e realização. Música sempre!

Agora é esperar. =D


Um comentário:

  1. Eu, Luís Biavati, em nome da Folk Heart só tenho a agradecer ao Universo que ainda existam músicos com a senbilidade, o compromisso e principalmente a generosidade do Rique que desde do primeiro momento em que o convite foi feito à ele de maneira tímida diga-se de passagem (pois já havíamos recebido várias vezes um "não" de inúmeros outros colegas de profissão nos seus variados instrumentos), ele se envolveu de coração e alma, realizando uma belíssima gravação para o CD da Folk Heart que sairá em breve. Como o próprio Rique já citou, quando escreveu: "Não vou entregar aqui assim, de bandeja, qual é a música", também me reservo aqui em silêncio para que em breve seja uma agradável surpresa àqueles que por ora, estejam curiosos. Na curta história da Folk Heart, já há um belo capítulo no qual você Rique aparece, não como coadijuvante e sim como um grande músico, uma grande alma e uma pessoa da qual me orgulho muito em ser seu amigo. Desejo que você realize sempre o que busca e que sempre leve a boa música da sua alma àqueles que estejam sequiosos dela. Um forte abraço. Namastê Om.
    Luís Biavati
    (Folk Heart)

    ResponderExcluir