quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

No Brasil e No Passado: Blowzabella (!)


Blowzabella em sua atual formação
Imagine a dificuldade de ter e manter uma banda sem grandes problemas. Imaginou? Meio complicado, né?Ok. Agora imagine ter e manter uma banda sem grandes problemas, enquanto os integrantes da mesma mudam constantemente ao longo dos anos. Foi? Ok, Então imagine tudo isso dando certo por 35  - sim, trinta-e-cinco anos. Esse é o caso do Blowzabella, grupo folk inglês que é uma verdadeira referência tanto no nosso pequeno mundo vielístico como no mundão (zinho) da gaita de foles e, obviamente, da música folk européia em geral.

Dança Tradicional - França - 2012
Essa banda é provavelmente a maior banda de folk do planeta; e eu os vejo como verdadeiros rockstars, já que seu som puramente folk pode ser extremamente eletrizante, contando com diferentes gaitas, violinos (até de 5 cordas), viola d'amore, melodeon, viela de roda, saxofone, flautas, baixo e diferentes instrumentos de percussão. Suas turnês envolvem grandes festivais folk, e grandes danças tradicionais que geralmente ocorrem na França.


Meu primeiro contato com o Blowzabella ocorreu enquanto pesquisava algumas tunes tocadas pelo Nigel Eaton e descobri que ele havia integrado a banda em sua quarta formação, após Cliff Stapleton, Sam Palmer e Juan Wijingaard, também grandes vielistas que hoje são (muito) bem representados pelo Gregory Jolivet - ex-aluno do Laurent =).

Gregory Jolivet
A contribuição da banda para o mundo folk é tão significativa que até mesmo uma Encyclopedia Blowzabellica de música folk foi criada, catalogando diferentes danças tradicionais européias de acordo com seus ritmos (jigs, polkas, Bourrées, Mazurcas etc)

Mais um sonho realizado seria vê-los em ação ao vivo, principalmente aqui no Brasil. E daí esse post: descobri essa semana que eles de fato estiveram por aqui nos anos 80, e quem me disse isso foi ninguém menos que o próprio gaiteiro deles, o Paul James. Nos correspondemos rapidamente através de uma comunidade online e qual não foi minha surpresa ao saber que não só eles estiveram aqui no Brasil, mas estiveram bem aqui no Rio de Janeiro. Infelizmente ele (ainda) não me deu mais detalhes sobre essa vinda ao nosso país, mas só saber que isso ocorreu em algum momento é  bem aleatório. Ainda mais numa época em que o instrumento está em alta, a gente nem ouve falar desse tipo de artista por aqui. Go figure.

Blowzabella lançou agora em outubro o seu 13º Album, Strange News.


 

Para mais informações: http://www.blowzabella.com/

Vielisticamente,

Um comentário:

  1. Incrível!!..e..sim..é eu de novo..espero não estar importunando..kk..mas visitar-te virou um vicio intelectual meu..sorry...

    ResponderExcluir