segunda-feira, 24 de novembro de 2014

I Encontro Nacional de Vielas de Roda


Estávamos eu e Raine na grama, falando besteiras e rindo da vida, quando vimos um pontinho laranja vindo lá longe, do outro lado do parque. Eram Nayane e Adriano, finalmente. O frio na barriga voltou com o pé na porta e eu sabia que ali sim, oficialmente, começava o dia que coroaria um dos fins de semanas mais épicos do ano. Um dia que há alguns anos eu não pensava que viveria para ver. Éramos apenas três pessoas ali, mas estávamos compartilhando pela primeira vez o peso de uma tradição antiga e fascinante que não nunca foi parte de nosso país, tradição esta que estamos trazendo aos poucos, divulgando um instrumento que nos sequestra de forma deliciosamente violenta.

Dia desses, após um show do Café Irlanda, eu conversava com um rapaz sobre a viela de roda, respondendo as perguntas básicas de sempre (como, quando, onde etc) quando fui pego de surpresa por seu ar decepcionado, afirmando que aqui no Brasil não seria possível ter sucesso com esse instrumento porque não temos cultura pra isso, não. Antes de ele terminar sua frase eu já sabia que eu não poderia discordar mais dele. Ora, a viela encontra terreno fértil no Brasil, sim. Está crescendo aqui de forma assustadoramente rápida, sim. E eu presenciei parte dessa história na semana passada, num evento que vai deixar saudades para sempre.

O primeiro encontro nacional de vielas de roda ocorreu dia 15 de Novembro em Curitiba, carinhosamente apelidada por nós como a capital da viela de roda no Brasil, já que a cidade possui quatro dos vielistas brasileiros. Foi um dia histórico e muito, mas muito importante não só para mim, mas para todos que lá estavam. Aliás, foi um fim de semana realmente épico; desses para os quais a viela sempre me arrasta. Eu adorei conhecer um pouco de Curitiba e conhecer meus amigos vielistas, com quem tanto falei apenas virtualmente. Participaram do encontro: Nayane Texeira, Mateus Solowski, Luis Fitzpatrick, Fernando Kinach, Raine Holtz e eu. Também contamos com Carlos Simas e sua nyckelharpa, que foi uma grande sensação no evento. Que instrumento lindo!


Temos muito em comum, apesar das diferentes histórias e trajetos. E apesar de sermos todos vielistas, temos vielas completamente diferentes umas das outras, o que só reforçou a ideia de um instrumento estranho aos olhos de todo mundo que nos vê tocar. Aliás, por tocarmos tal instrumento, acabamos pegando um pouco de sua aura peculiar, e as pessoas acabam nos olhando da mesma forma curiosa, se perguntando como chegamos ali. Em alguns momentos esse encontro parecia uma reunião de feiticeiros, e as pessoas ao redor apenas olhavam hipnotizadas. Parte dessa curiosidade provavelmente vem dessa diversidade existente entre apenas seis vielas. Cada uma em um formato e configuração diferente, construídas por diferentes luthiers de diferentes países, refletindo a estranha e fascinante trajetória desse instrumento que beirou a extinção diversas vezes e sempre deu um jeito de sobreviver, mesmo sendo diminuído e rejeitado em vários níveis. É impressionante ver que a viela parece sempre oscilar entre algo pobre e tronxo e algo raro, caro e nobre, sua situação hoje no mundo inteiro.

O fim de semana já havia começado de forma muito especial, comigo sendo recebido pela Raine, com quem já havia trocado inúmeras mensagens. Conversamos horrores, trocamos figurinhas, rimos e claro, tiramos fotos. Pude ver de perto parte do universo imenso do Through Waves, e foi como conhecer uma grande artista que admiramos há muito tempo - só que com direito a busking na manhã seguinte com ela, arrecadando R$10,00 em uma feira. Fiquei impressionado com a técnica da Raine, que está se tornando expert em improvisos - com direito ao uso do trompette. Que experiência gostosa. Inesquecível. E o Bourrée à Aurore Sand ganhou um novo significado. 

Enfim, como eu dizia: o fim de semana já havia começado maravilhosamente bem, mas terminou superando minhas expectativas. Eu ainda não sei se amo ou odeio esse gostinho agridoce que fica quando algo termina porque é preciso, mas deixa uma saudadezinha forte. O que me anima é pensar que ano que vem esse evento vai ser maior ainda; e contaremos com mais colegas vielistas e um público ainda maior. Esse foi um fim de semana que me marcou para sempre; e eu espero que ano que vem todos possam comparecer e compartilhar com a gente suas histórias, questões e claro, suas músicas. 

Obrigado a todos que foram ao encontro, obrigado também a quem não foi mas divulgou o evento, chamou pessoas e nos apoiou de alguma forma. Obrigado aos grandes nomes lá de fora que nos apoiaram dando going no evento ou mandando lembranças: Germán Díaz, Ariel Niñas, Nigel Eaton, Oscar Fernandez. À Raine, à Nay, à Letícia e aos meninos Mateus, Fernando e Luís: um abraço apertado e meu desejo de revê-los em breve, com mais música e mais vielas por perto. Amei tocar com vocês! Meus parabéns a cada um de vocês, todos estão tocando muito bem, fazendo a variedade de estilos e propostas corresponder às diferentes cores e formas de nossos instrumentos. Fiquei verdadeiramente maravilhado. Obrigado por realizarem esse sonho.

Agora ninguém mais nos segura.  ;-)

Vielisticamente, 

PS.: Para assistirem o vídeo gentilmente editado pela Raine, basta clicar aqui.

2 comentários: