terça-feira, 16 de agosto de 2016

Gurdy in Rio!



E apesar do blog estar bem paradinho, o mundo da viela de roda - pelo menos aqui no Rio -  até que anda bastante agitado.

Há duas semanas tivemos a Feira Medieval da UFF que fechou a semana da música medieval organizada pela instituição. A semana trouxe palestras, workshops, e claro, concertos. Aqui ficam alguns registros do que ocorreu por lá; incluindo, é claro, nosso querido instrumento.

Nosso time carioca no momento é composto por quatro pessoas, ao que parece. Além de mim, sempre soube da graciosa Virgínia Van der Linden, do Música Antiga da UFF, que vira e mexe está com sua sinfonia nos concertos do grupo, também já tocada por Lenora Mendes. Contudo, as gratas surpresas que os últimos meses me trouxeram são  duas, a saber:


A viela de Eduardo sendo admirada.
Eduardo Antonello, integrante da orquestra de música barroca da UNIRIO e talentosíssimo músico que domina diferentes instrumentos como cravo, a viola da gamba, o crumhorn e claro, a viela de roda. =) Eduardo toca uma viela feita pelo workshop Altarwind, se não me engano. Ele esteve presente na feira e sua linda viela fez o maior sucesso. 

Félix Ferrá

Além do fera Eduardo Antonello, outro vielista que encontrei recentemente aqui pelo Rio foi Félix  Ferrà, que integra o fantástico grupo de música antiga Códex Sanctíssima, Félix teve aulas de viela de roda com ninguém menos que Éfrén Lopéz e toca uma viela espanhola feita sob medida: apesar de toda sua estética medieval, o instrumento inclui um trompette - apesar do som do grupo ter como base uma época em que (em teoria) o chien não era utilizado no instrumento.. O grupo conta com instrumentos lindíssimos e vozes mais lindas ainda, é realmente uma experiência mágica vê-los; e durante o festival eles se apresentaram no Centro de Artes da UFF.

É realmente maravilhoso saber que temos esses instrumentos soltos por aí fazendo música de qualidade. Acho fascinante o fato de um instrumento tão raro por aqui ser tão diverso: um na música folk, outro na música barroca e outros dois na música medieval. Não é atoa que a viela pôde sobreviver tantos séculos, mesmo enfrentando a quase extinção. Nosso instrumento é, de fato, épico.


A viela espanhola do Códex  Sanctíssima


Vielisticamente,


Rique




Um comentário: