sexta-feira, 14 de julho de 2017

Letícia Grockotzki e a Notação para Viela de Roda

Letícia (com sua viela de roda), no dia da banca de seu TCC, com seu orientador (à esquerda) Professor Felipe Ribeiro e seu segundo avaliador, Professor Fabio Poletto.

Que o mundo da viela de roda no Brasil vem crescendo, todo mundo já sabe. A novidade deste post, na verdade, está no fato de algo muito especial ter ocorrido no âmbito acadêmico musical: a conclusão do interessantíssimo trabalho da querida Letícia Grockotzki, vielista Curitibana que acaba de se formar no Curso Superior de Composição e Regência pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

Letícia é uma amiga especial, musicista de sensibilidade artística única; e já participou aqui no blog com um relato muito bacana sobre a visita do super-vielista Matthias Loibner aqui no Brasil. Sobre seu trabalho, Letícia nos diz:

Quando eu precisei decidir o que eu faria em meu Trabalho de Conclusão de Curso, pensei em fazer sobre algo que eu gostasse, e que fosse útil de alguma maneira. A viela-de-roda veio em minha mente também por ser um instrumento pouco conhecido, mas que precisa ser conhecido! Por quê? Porque tem um potencial musical magnífico e uma história muito interessante para ser estudada. Então decidi escolher o modelo de trabalho teórico e, como eu precisava encaixar na minha área, decidi estudar a questão da notação para o instrumento, que se alinha com o ramo da composição.
Durante a pesquisa entrei em contato com vielistas de vários países e foi um trabalho bastante enriquecedor, pois pude reunir informações de diversos materiais e acima de tudo, aprender muito. Hoje passo para quem tiver interesse todo esse aprendizado. Não foi fácil, e acredito que ainda há muito o que melhorar. À quem ler, se tiver alguma dúvida, observação, crítica, sugestão, estou à disposição para recebe-las.

Abraço!

Leticia Grockotzi Goularte"

E para quem se interessar em ler o trabalho da Letícia, não pense duas vezes antes de contacta-la aqui:  leticiagrots@gmail.com

É muito legal saber que o mundo de potencial da viela no meio musical é reconhecido e estudado por aqui. Meus sinceros parabéns a essa musicista tão especial que levou nosso querido instrumento à esfera acadêmica com seriedade e carinho mais que merecidos. Sucesso, Letícia!


Um comentário:

  1. Ola como posso compra uma Hurdy Gurdy aqui no brasil?
    https://www.facebook.com/dadyr.rodriguescorreia?ref=bookmarks

    ResponderExcluir