terça-feira, 8 de maio de 2012

No Brasil III - Grupo de Música Antiga UEMG


                                         

A primeira vez que vi o Grupo de Música Antiga UEMG, eu estava procurando por "viela de roda" no youtube, em português mesmo. Foi o único grupo realmente brasileiro a aparecer. Fiquei surpreso porque o instrumento do Domingos Sávio (no vídeo que abre o post ele está tocando a flauta) é uma viela em formato de violão, um formato bem popular na Galícia, mas que aqui me chamou um pouco a atenção por não ser uma symphonia, como as utilizadas pela grande maioria dos grupos de música antiga. 

Nesta entrevista, Domingos não só toca, como também fala um pouco do instrumento. Achei muito interessante, já que nunca havia visto isso. Estando tão acostumado a conhecer apenas o trabalho do Música Antiga da UFF e do amigo Augusto Ornellas, eu fiquei realmente contente em achar algo novo (para mim) nesta área. E é algo marcante, diga-se de passagem, já que acho que é a primeira entrevista que um brasileiro dá para falar especificamente da viela de roda.

O que também devemos levar em conta é que agora podemos ter, ao menos teoricamente, a conta exata de vielistas no Brasil: Domingos Sávio (UEMG), Virgínia Van Der Linden (UFF), Augusto Ornellas (Grupo Kalahamsa) e eu.

Uma verdadeira orquestra! Ainda estou devendo um post que trate do Augusto e de seu trabalho, mas como ele é o único colega  vielista com quem eu tenho contato - e um que teve um papel muito importante - eu prefiro tratar dele com calma mais para frente.

E por hora é isso. Meus parabéns ao Música Antiga UEMG, pelo rico trabalho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário