quarta-feira, 9 de maio de 2012

A Saga da Viela - Parte III


Eu podia jurar que eu só entrei em contato com o meu luthier-da-guarda (porque ele foi um anjo. - ha) após definir o que eu queria no lugar de um violino elétrico mais digno. - Mas não, checando meu diário (*insira aqui a sua piada sobre menininhas de 12 anos rs*) eu vi que antes mesmo de acertar qualquer coisa com qualquer pessoa, eu já havia começado a mandar e-mails aleatoriamente para os maiores luthiers sobre os quais eu lia. E como vocês puderam ler na parte II, as respostas não foram nada encorajadoras.

Na época, essas dicas soavam como  a fúria dos Deuses me trollando com a força de uma horda de demônios sanguinários um pouquinho de má sorte, mas hoje posso dizer que são verdadeiras máximas que tento repetir a todos os insanos que tem interesse em pegar num hurdy-gurdy, a saber:

1) A lista de espera, geralmente, vai de um a dois anos (esta tende a ser a mais dolorosa. Peço desculpas.)

2) Jamais - JAMAIS mesmo - compre um gurdy via e-bay. Eles sempre são muito baratos, parecem super em conta e tal, mas não se engane, porque não sairia tão barato assim. Existem impostos e bem, tudo isso nos leva ao item 3:

3) Jamais - JAMAIS - compre qualquer instrumento que saia na faixa dos US$ 200,00. São todos brinquedos, como aquelas flautas doces de R$3,00 ou aquelas "harpas" do Largo da Carioca. Caixas mal feitas, rodas estranhas... Não há jogo de cordas que dê jeito. 

4) Espere. Tem jeito não.

 A princípio era só isso: eu teria que esperar. O lado bom - há sempre um lado bom, vai - é que eu poderia pagar/juntar/ter dinheiro sem pressa. E eu poderia escolher a madeira, a ornamentação (que de acordo com minhas possibilidades financeiras seria o que, uma pétala de 3cm em algum canto do instrumento? -S.), a correia, o estojo etc. Eu tentei focar nesse lado porque eu tenho uma mania bizarra de querer personalizar (*insira aqui sua piada sobre adesivos e bottons* rs) tudo que eu tenho.

Eu já havia respondido a quase todos os construtores de viela que haviam me dado estes dados. Eu digo a quase todos porque alguns simplesmente escreviam em suas línguas maternas (alemão, húngaro...- mega divertido) e não valia a pena ficar num vai e vem interminável. Eu já estava realmente desanimado quando o Chris Allen (o primeiro a quem escrevi! =D) me respondeu novamente. Provavelmente seria algo do tipo "I'm sorry lol, - sucks to be you, buddy!" - mas não. "I may be able to help you, though." - foram suas palavras estrondosamente mágicas. "He will want to sell it in about two or three months, I think. It just depends on how soon I can get his new instrument ready!".

O que aconteceu foi que o Chris já estava terminando um novo instrumento para um senhor que toca o repertório francês do século XVII; e este senhor - esta bendita alma! - possuía um instrumento que vejam só, que lástima, era inadequado para ele por ser baseado num modelo do século XVIII. O que estava para acontecer era uma troca: uma viela século XVII por uma viela século XVIII. E eu estaria ali, assistindo, torcendo para que ela se concretizasse e eu tivesse uma sombra de chance de vir a ter alguma viela de roda sem ter que esperar milênios.

E foi nesse turbilhão de informações pesadas que o sonho da viela de roda começou a ficar mais concreto (e tenso). Ter o sinal verde da galerë fez todos os e-mails enviados na vibe bocó de oi, sou alguém aleatório que decidiu  tocar viela de roda, me ajuda? Moro logo ali, no Brasil, na Governor's Fuckin' Island! valerem a pena; Contudo, eu ainda precisaria esperar. O Chris precisava terminar um novo instrumento e o senhor-dono-da-viela-século-XVIII ainda avaliaria o meu caso. E ainda precisaríamos negociar o preço. E ver como eu efetuaria o pagamento. E ver como how in seven hells! faríamos para a viela ser enviada ao Brasil de forma segura. E os impostos?! Ufa. Muito trabalho.

Então decidi esperar e não ficar pensando muito naquilo. Não havia o que fazer. Era algo muito absurdo, muito distante. Talvez (apenas talvez) aquilo não merecesse o desgaste de meu lindo sono, certo? Errado. Eis que em menos de 24 horas eu estaria lendo Hey, Henrique. So, this is the one:

Insira aqui sua ideia de reações histéricas.

 - #%%&$#@$¨*&&¨!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário